quarta-feira, 3 de abril de 2013

O PAPA FRANCISCO FALA DA SUA INFÂNCIA




                 PAPA FRANCISCO NOS FALA DE SUA INFÂNCIA






SUA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA E A SÃO JOSÉ

1. Como beijava com ternura e devoção o escapulário de Nossa Senhora do Carmo! Até hoje o conserva no pescoço. Devoção que aprendeu no colo de sua santa mãe. Que lembrança fagueira a da hora do terço em família! O pai não falhava, contava-lhe a mãe.








A figura de São José era-lhe tão familiar como a de Nossa Senhora. Hoje, como Papa, todos podem perceber essa sua devoção.





Como ele gostaria de conhecer a imagem de “Nossa Senhora Adolescente” da Catedral de Olinda que se conserva no Museu instalado no antigo palácio Episcopal, no alto da Sé!

Sempre que olho para ela, lembro-me do que diz o Papa João XXIII na meditação do 4º Mistério Gozoso do Rosário:

“A suave imagem de Maria irradia-se e acende-se na suprema exaltação. Que bela cena a dormição de Maria, tal como a contemplam os cristãos do Oriente. Está ela estendida no sono plácido da morte, e Jesus está ao lado, e tem junto ao seu peito, como uma criança, a alma da Virgem, para indicar o prodígio da imediata ressurreição e glorificação”.

2. Só me vem à memória o belíssimo painel em azulejos de nossa igreja de Nossa Senhora das Neves de Olinda, que poderíamos chamar a “Dormição de Nossa Senhora”.








É verdade que não apresenta a encantadora cena do ícone oriental: Jesus com a alma de Maria ao peito.

Mas, por outro lado, que reprodução comovente dos apóstolos cheios de saudade, cercando o leito mortuário de Nossa Senhora, prestes a partir. Que imagem cheia de doçura daquela

a quem a Igreja invoca como Rainha dos Apóstolos e Mãe da Igreja e a quem São Francisco se dirige como a Virgem-Feita Igreja.





DETALHE:








3. NOSSA SENHORA ADOLESCENTE

DA CATEDRAL DE OLINDA

João XXII recorda que no ícone oriental Jesus tem junto ao seu peito, como uma criança, a alma da Virgem.


Isto me leva, de pronto, à imagem de Nossa Senhora Adolescente, da Catedral de Olinda, hoje no Museu Sacro do Alto da Sé, o antigo Palácio Episcopal.




Graças à ajuda de Onildo Moreno, Diretor ADJ, Poeta e Escritor, que me serviu de cicerone, pude obter as fotos que aqui reproduzo.
                                                                                                                                 







MUSEU DE ARTE SACRA DE OLINDA:










Leio na internet que também em São Paulo há uma imagem de

Virgem Maria Adolescente. Não pude avaliar se tem a formosura da nossa.

E PARA CONCLUIR:

JOSEPH RATZINGER (O PAPA EMÉRITO BENTO XVI), em seu livro - um primor de Teologia e Exegese - "A Infância de Jesus"  (Editora Planeta do Brasil, dezembro de 2012), consigna um trecho perfeitamente aplicável à pessoa do Papa Francisco:

"Desde o seu nascimento, Jesus não pertence àquele ambiente, que, aos olhos do mundo, é importante e poderoso; e contudo é precisamente esse homem irrelevante e sem poder que se revela cono verdadeiramente Poderoso, como Aquele de quem, no final das contas, tudo depende. Por conseguinte, faz parte do tornar-se cristão este sair do âmbito daquilo que todos pensam e querem, sair dos critérios predominantes, para entrar na luz da verdade sobre o nosso ser e, com essa luz, alcançar o justo caminho" (pg. 59 - 60).  



Nenhum comentário:

Postar um comentário