quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

RIO DOCE - OLINDA
APOSTOLADO DA ORAÇÃO
NA CAPELA DE SANTANA
O Apostolado da Oração na Capela de Santana do Rio Doce teve início a 5 de outubro de 1888.
Era uma 1ª Sexta-Feira do mês.
A Santa Missa foi celebrada pelo Cônego Dr. José Gil Vaz diante de um quadro do Sagrado Coração de Jesus que ele comprara para a Associação do Rio Doce.
Estava presente Maria Claudina da Trindade Gitirana, Vice-secretária diocesana do Apostolado da Oração.
O Padre José Gil Vaz, Vigário da freguesia de São Pedro de Olinda, dava assistência à Capela filial do Rio Doce, que funcionava como se fosse uma pequena Matriz.
Com que cuidado ele reparou os paroquianos daquela periferia praieira para aquele dia festivo!
Nodia 22 de julho nde 1888, faz a primeira pregação sobre o Sagrado Coração de Jesus.
No mês seguinte (dia 12 de agosto), voltou ao tema. Os primeiros interessados a ingressar nas fileira do Apotolado se apresentaram: eram 32 pessoas.
No dia 15 todas elas já foram alistadas no Apostolado da Oração do Recolhimento Nossa Senhora da Conceição de Olinda.
Vemos que Rio Doce ficava como um núcleo do Apostolado que tinha a sua sede naquele convento hoje das Dorotéias.
Um mês depois (23 de setembro), o Padre Gil Vaz se oferece para ficar celebrando às Primeiras Sextas-feiras no Rio Doce, indo de véspera para as confissões.
E foi assim que no dia 5 de outubro dem1888 se inaugurou a Associação do Apostolado da Oração do Rio Doce na Capela de Santana como já vimos.
No dia 3 de julho de 1890
já aconteceu a festa da Primeira Comunhão: eram 46 crianças bem preparadas que recebiam Jesus na Eucaristia, em missa festiva com a presença do Diretor Diocesano Cônego Dr. Francisco do Rego M. e do Cônego José Gil Vaz, Vigário de São Pedro Vice-Diretor Diocesano do Apostolado da Oração.
É bom lembrar que a viagem da sede para Rio Doce se dava a pé ou a cavalo, e, sendo Inverno, tinha-se de suportar muita chuva e atravessar muitos riachos. Casa Caiada era considerada sítio de Olinda, Rio Doce, povoação.
Isto consta do 1º Livro de Atas do Apostolado da Oração da Capela de Santana do Rio Doce (Arquivo do Convento Franciscano de Olinda).
Podemos concluir dizendo que a Igreja Católica no Bairro do Rio Doce de Olinda, nasceu com e na Capela de Santana.
EM TEMPO: NA OBRA DE FREI BONIFÁCIO MÜLLER "OLINDA E SUAS MIGREJAS" CONSTA QUE O PADRE JOSÉ GIL VÁ S ERA JESUÍTA (SJ). TUDO LEVA A CRER QUE JÁ ERA UMA TRADIÇÃO DA IGREJA EM PERNAMBUCO E TALVEZ NO BRASIL, CONFIAR O APOSTOLADO DA ORAÇÃO À ORDEM JESUÍTA.
CONSTA NO ARQUIVO DA PROVÍNCIA FRANCISCANA UMA LISTA COM OS CLICHÊS QUE FREI BONIFÁCIO MANDOU À EDITORA DO SEU LIVRO ENTRE OS QUAIS FIGURA FOTO DO PAREM GIL VAZ, SJ. COMO NO MOMENTO NÃO TENHO ACESSO À OBRA, NÃO POSSO AFIRMAR QUE FIGURE NA EDIÇÃO IMPRESSA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário