quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A PARÓQUIA DE SÃO MIGUEL
E O CONVENTO SANTO ANTÔNIO DE IPOJUCA
(PEQUENO HISTÓRICO)

A Paróquia de São Miguel de Ipojuca é uma das mais antigas de Pernambuco. O historiador franciscano Frei Venâncio Willeke, acha que há boas razões para se supor que já existia por volta de 1580.
O Convento de Santo Antônio de Ipojuca foi fundado em 1606, mas o lançamento de sua primeira pedra se deu em 1608.
Durante a Guerra Holandesa tanto a Paróquia como o Convento estiveram sob o poder do protestantismo radical calvinista. Muitos frades e leigos morreram em defesa da Fé e da Pátria.
Em 1645, foram expulsos de Ipojuca pela ação heróica dos ipojucanos, tendo à frente Amador Araújo. O Convento foi restituído aos frades.
O Convento é também Santuário do Senhor Santo Cristo desde 1663, ano em que chegou de Portugal a imagem milagrosa do Senhor Bom Jesus, uma das mais antigas do Brasil.

O PAROQUIATO FRANCISCANO

No final do século XIX, o Convento de Ipojuca estava abandonado e em ruínas, sem nenhum frade, isto devido à política imperial contra os religiosos no Brasil. Com a República e a separação entre Igreja e Estado tornou-se possível a restauração da Província Franciscana de Santo Antônio. Com a chegada dos frades alemães mandados pela Santa Sé uma vida nova começou a surgir em Ipojuca. Em maio de 1895, o Senhor Bispo Dom Manuel dos Santos Pereira entregou a Paróquia de São Miguel aos franciscanos com esta palavras: “Agora tomai conta da pior freguessia de Pernambuco.”
O primeiro vigário Franciscano foi Frei Adalberto Kirschbaum.
Seu primeiro trabalho foi restaurar o Convento e a igreja do Livramento que funcionava como matriz.
Fundou no mesmo ano de 1895 uma Escola Paroquial para meninos e outra para meninas, com freqüência de mais de 100 alunos. O Convento contava com vários sacerdotes copperadores, com cerca de vinte estudantes franciscanos que também serviam na pastoral e vários Irmãos leigos que trabalhavam como marceneiros, mecânicos, enfermeiros.
Pregavam-se missões e desobrigas nas povoações, praias e engenhos. Em 1909, já havia o Aposlolado da Oração em Ipojuca, em Nossa Senhora do Ó, Camela, Gaipió e Engenho Maranhão.
Havia Ordem Terceira de São Francisco, Filhas de Maria, Vicentinos.
Em Ipojuca as principais festas eram as do Senhor Santo Cristo, do Coração de Jesus e de São Miguel. Em Nossa Senhora do Ó, a do Coração de Jesus e do Rosário.
A 06 de janeiro de 1897, o Vigário frei Adalberto Kirschbaum instalava a Associação do Apostolado da Oração da Paróquia de São Miguel , após meses de preparação dos paroquian0s para que entendessem o significado daquela devoção. Mandou buscar na Alemanha uma linda imagem do Coração de Jesus que foi benta no dia da instalação. Em breve voltaremos ao assunto.
A 06 de janeiro de 2012, ocorrerá os 115 anos da fundação do Apostolado de Ipojuca. Está sendo pensada pelo pessoal do Apostolad0 da Oração para janeiro de 2012 uma belíssima Festa comemorativa do evento.
Após quatro anos da entrega da Paróquia aos Franciscanos, o Sr. Bispo, desta vez, já falou diferente: “Agora estou diante da melhor freguesia de Pernambuco!” .
De lá para cá, tem sido longa a caminhada. Uns semeando, outros colhendo, mas é Deus quem faz crescer a messe.
Sigamos a advertência de Jesus: “A colheita é grande e poucos os operários. Pedi ao Senhor que mande operários para a sua messe!”

Fonte: "1º Livro de Crônica do Convento de Santo Antônio de Ipojuca".

Nenhum comentário:

Postar um comentário