segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

RIO DOCE NA INTERNET

Vale a pena consultar a Wikipédia para se ter uma idéia do Rio Doce hoje:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Doce
— Bairro —
Distrito
RPA 10
Cidade
Olinda
Área
- Total
3,09 km2
População
- Total
44 176 UNIQ62 001fbd41a01f9-ref-00 000 000-QINU

Rio Doce é o mais populoso bairro da cidade de Olinda, no estado brasileiro de Pernambuco.
Rio Doce, integra a 10ª Região Político-Administrativa – RPA 10. É dividido em 6 partes. Jardim Rio Doce, que tem seu início após o antigo hotel Quatro Rodas até a ponte do Janga, onde está localizado o 1º BPM-PE, e toda a extensão de praia também conhecida como praia de Rio Doce. Ao chegar na ponte do "Rio Doce" próxima à antiga Telemar temos início as divisões que foram feitas conforme o bairro foi crescendo, sendo essas divisões denominadas etapas, ficando assim conhecidas como 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, e 5ª etapa. A feira de Rio Doce fica localizada na 1° Etapa, sendo bastante conhecida e freqüentada pelos moradores do bairro e de bairros vizinhos. Em agosto de 2003, Rio Doce ganhou um Espaço Criança Esperança, na 3ª Etapa. Na 5ª etapa encontra-se o Terminal Integrado de Passageiros de Rio Doce.
Índice
[esconder]
1 Curiosidades do bairro
2 Colégios Particulares, Estaduais e Municipais
3 Blocos Carnavalescos
4 Espaço Criança Esperança Olinda
5 Ligações externas
6 Referências
//
[editar] Curiosidades do bairro
Um bairro de gente famosa, um bairro inspirador para vários artistas, entre os mais conhecidos temos Chico Science( EM MEMÓRIA ), que fez deste bairro sua inspiração e do mangue sua paixão, revolucionando a música brasileira, quando criou sua marca, seu estilo, o Manguebeat, juntamente com Jorge Do Peixe, tornando-o conhecido e respeitado internacionalmente. É berço de alguns grandes jogadores de futebol, como Biro-Biro, Chiquinho ( ex Sport , Vasco da Gama ), Nasa ( ex America Recife(Goleiro), Ferroviario CE, Vasco da Gama ), Lucio (ex Unibol, Ituano, Palmeiras, São Paulo, Gremio) atletas importantes que fizeram história no futebol brasileiro. Os times, Flamenguinho, Atlético, Palmeirinhas, Revelação, Corinthians que sempre fizeram a alegria dos amantes do futebol nos finais de semana. E ainda podemos citar outras maravilhas deste bairro grandioso, as quadrilhas juninas, Pisa no Espinho, Tio Chico, Tio Barnabé, Palmeirinhas, Flor do Abacate, Pau em Pé, Forró Moderno, Unidos no Arraial, Gaiola das Loucas (essa era bem irreverente). Rio Doce também ficou conhecido pelo glamour do desfile de 7 de setembro, onde vários colégios de Olinda e Recife se apresentavam fazendo daquele dia um dia especial para pais, alunos e professores.

Espaço Criança Esperança Olinda

Com a chegada do Espaço Criança Esperança Olinda em Rio Doce, acrescentou-se diversificação no bairro, tendo em vista que educa jovens e crianças, e conta com capacitação na área de informática. Alunos do Núcleo de comunicação, hoje já atuam no espaço e multiplicam as habilidades aprendidas, propiciando que se aprimorem na àrea e aspirem crescimento técnico, inclusive visualizando o ensino superior como uma alternativa educacional.
Vale lembrar que o famoso Chico Science freqüentou o catecismo de Frei Ademir na Paróquia de São Francisco do Rio Doce, que Frei José Milton procedeu a “encomendação” do seu corpo no Centro de Convenções e que sua missa de 7º Dia foi celebrada na Capela de Santana do Rio Doce, freqüentada assiduamente por sua devota mãe!

UMA PERGUNTA QUE FAZ SENTIDO:

O ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA OLINDA, não teria sido um dos frutos cujas sementes foram lançadas a partir da Capela de Santana do Rio Doce? Das pregações e reflexões tão freqüentes sobre a situação das crianças “ratos de praia” do Rio Doce? Da catequese dessas crianças vindas das periferias de Olinda e que encontravam acolhimento na Capela e nas casas, como na residência do Dr. Mário Fonseca e esposa, de saudosa memória?
Fique a pergunta no ar para nossa meditação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário