segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES DE OLINDA

Igreja de Nossa Senhora das Neves de Olinda
Azulejos da Anunciação














 Frei Matias Teves, ex-catedrático da Escola de Belas Artes de Pernambuco, deixou-nos algumas páginas de grande valor sobre a história da Provincia Franciscana de Santo Antônio do Brasil.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES DE OLINDA





 Sobre a igreja do Convento Franciscano de Olinda (então Convento de Nossa Senhora das Neves), escreve em síntese admirável:














COMO OS HALANDESES VIAM O CONVENO FRANCISCANO DE OLINDA:
GRAVURA MARIN  D´ÓLINDA

“ Entrando nela, tem-se logo a impressão de um ambiente sagrado e formoso. Toda ornada de painéis de mestres cujos nomes continuam ignorados, vêm-se as paredes cobertas até altura de uns três metros de ricos azulejos, apresentando em quadros sucessivos cenas da vida de N. Senhora. O mesmo acontece nos painéis de cores que no teto, enfaixados em ricas molduras, descrevem as glórias de Maria Santíssima. Muito bem lavrados são os altares, esculpidos e dourados onde chamam a atenção do visitante antigas e belíssimas imagens esculpidas em madeira, destacando-se a do orago N. Sra. Das Neves e a de São Francisco no Altar-mor, assim como a de N. Sra. Da Conceição, respectivamente a de S. Antônio, nos altares laterais. É interessante ainda uma pintura na igreja do Convento [igreja N. Sra. Das Neves], no plafond por baixo do coro dos religiosos, célebre painel em estilo arquitetônico, com admirável estudo de perspectiva, O conjunto é evocativo e piedoso."

CLAUSTRO DO CONVENTO S. FRANCISCO DE OLINDA


















JOVENS FRADES NA CISTERNA DO CONVENTO
AO PÉ DO RELÓGIO DE SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário