sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A CAPELA DA SENHORA SANT´ANA


DO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DAS NEVES DE OLINDA

A devoção à Senhora Sant´Ana deve ter sido muito intensa pelos meados do século XVIII, quando foi construída a sua Capela no pavimento térreo da nova parte do Convento, no ano de 1754, como diz um inscrição no frontispício. O conjunto é maravilhoso e bem conservado. Assim se expressa Frei Matias Teves num breve escrito sobre o Convento de Nossa Senhora das Neves de Olinnda.

Entrando pela porta da rua, está-se num vasto salão artisticamente decorado. Na parede de frente encontra-se o altar. Ricamente lavrado e dourado, encimado por valiosa imagem do orago. As paredes da Capela revestidas estão de grandes azulejos, apresentando cenas da vida de Sant´Ana, inspiradas em antigos apócrifos. São de caráter ingenuamente simples. O maior cuidado, parece, mereceu dos arrtistas a pintura do teto que, num grande painel apresenta o estado da Ordem naquele tempo. Vemos São Francisco enlaçando com o cíngulo de três nós o mundo, na figura dos quatro continentes até então conhecidos pelo artista (faltando a Oceania). Intitula-se o painel “Novo Orbe Seráfico”. Encontram-se na pintura, os algarismos indicando o número de Papas, cardeais, bispos, mártires, santos e bem-aventurados franciscanos, sendo tudo isso ilustrado pelas figuras correspondentes.

Mas vamos colocar em destaque os conjuntos de azulejos em torno da vida de Sant´Ana, de Nossa Senhora, São José...

É isto que resumimos do artigo de Frei Matias Teves, um especialista em arte religiosa, um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pernambuco em 1932.


"Orbe Seráfico”: parte do grande painel no teto da capela de Sant’Ana do Convento de n. Senhora das Neves de Olinda, provavelmente do século XVIII. Representa S. Francisco enlaçando os quatro Continentes (África, América, Europa e Ásia,  sem a Oceania) com o “cordão de S. Francisco”, destacando-se as figuras de egrégios vultos da Igreja e da Ordem Seráfica.  Trata-se, na verdade de um projeto de evangelização universal da ordem a que o idealizador (no séc. XVII?) deu o nome de “ORBE SERÁFICO” , projeto este que sugeriu a Fr. Jaboatão o título de sua grande obra.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário