sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SIRINHAÉM

HISTÓRIA DA CIDADE E DA PARÓQUIA
Sebastião Galvão em seu “Dicionário Corográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco” (Volume 4, 2ª edição, Governo de Pernambuco, Recife, 2006, páginas de 102 a 116), trata da Cidade e da Paróquia de Sirinhaém.
Resumidamente, os dados de Sebastião Galvão:
Sirinhaém é a sede do Município e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Sirinhaém.
A povoação de Sirinhaém teve começo no princípio do século XVII (o século de 1600), com as famílias Accioly, Lins, Siqueira, Uchôa, Peres, Campello e Barros.
Em 1614 foi construída a capelinha de São Roque, o primeiro testemunho da fé católica do seu povo.
A povoação foi crescendo a ponto de em 20 de janeiro de 1620 ser lançada a primeira pedra da igreja da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Foi erguida rapidamente com a ajuda de todos os senhores de engenho da região.
Em que local? Provavelmente no alto, à esquerda da atual Matriz, onde havia também o cemitério. Hoje, no mesmo lugar, funciona o "Centro Educacional Cristo Redentor".
Em 1621 já estava praticamente construída e funcionando como Capela.
Nesse mesmo ano de 1621 foi criada a paróquia pelo Bispo do Brasil Dom Marcos Noronha e a Capela de Nossa Senhora da Conceição foi elevada a Matriz.
Seu primeiro Vigário foi o padre Simão Pitta Calheiros e o seu Coadjutor era o Padre Matheus Soares.
A Paróquia foi instalada, provisoriamente, na capela do Engenho Palma. Isto faz supor que a igreja de Nossa Senhora da Conceição ainda não estava em condições de funcionar como Matriz. Faltavam as obras de acabamento.
Em 12 de novembro de 1622, o Senhor Jacques Peres e sua mulher Dona Catharina Álvares fizeram doação ao Padre Cooperador Matheus Soares das terras do Patrimônio de Santo Amaro, onde foi construída uma Capela dedicada àquele Santo, Capela filial da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Sirinhaém. Com a fundação da Capela, surgiu o povoado de Santo Amaro. A Capela se tornou importante Santuário de romarias. A Capela de Santo Amaro foi reedificada em 1796 (veja a obra citada de Sebastião Galvão, pg. 24).
A 19 de junho de 1627, Duarte Coelho (4º Donatário as Capitania) elevou a povoação a Vila, com a prerrogativa de muito nobre e sempre leal Vila de Serinhaém. O ato de instalação da Vila se deu a 1 de julho do mesmo ano.
A 11 de abril de 1635, Matias de Albuquerque fez seu acampamento na Vila Formosa de Serinhaém e aí venceu em batalha um forte batalhão do General holandês Segismundo Van-Scop (ou Von Schkoppe).
O Convento de São Francisco da Vila Formosa de Sirinhaémj foi fundado em 1630.
Qual a sorte do Convento Franciscano de Sirinhaém durante a guerra holandesa?
Os Conventos de ipojuca e de Sirinhaém nada sofreram até 1635. Neste ano foi evacuado o Convento de Sririnhaém, retirando-se o guardião com os religiosos para o convento da Bahia; isto a conselho do Pe. Custódio e do General Matias de Albuquerque. Só tornaram a ocupar o Convento de Ipojuca em 1645 e o de Sirinhaém no ano de 1647.

4 comentários:

  1. Revendo Frei Milton,
    Eu estudo a genealogia da família Wanderley de meus ascendentes originários de Sirinhaém. Ano passado, exatamente nesta mesma época, fiz uma visita rápida a Sirinhaém, a qual comportou, apenas, um encontro com a Maria Lúcia, secretária da Matriz de N.Sra. da Conceição, e uma ida ao Engenho Jaguaré, berço de vários dos meus ancestrais. Na Matriz de N.Sra. da Conceição fotografei as lápides dos túmulos de vários dos meus parentes, as quais contêm valiosas informações para a minha pesquisa. A partir dos registros paroquiais de Sirinhaém e cidades vizinhas, sei que alguns dos meus ancestrais foram sepultados no Convento de São Francisco e na Capela de N.Sra da Conceição do Engenho Jaguaré. Estou pretendo voltar a Sirinhaém em março próximo, desta vez para dedicar boa parte do meu tempo à pesquisa genealógica. Gostaria de saber se nessa próxima oportunidade poderia visitar o Convento de São Francisco e os túmulos dos meus parentes lá sepultados. Similarmente, gostaria, muitíssimo, de visitar a Capela de N.Sra. da Conceição do Engenho Jaguaré. A capela se encontra, hoje, em terras do Usina Trapiche. Para visitar a capela eu devo contatar algum órgão da Igreja Católica de Pernambuco ou a Usina Trapiche? Antecipando os meus agradecimentos, aproveito o ensejo para desejar saúde e paz para V. Revma. e distinta família.
    Atenciosamente,
    Ivo Ricardo Wanderley
    Rio de Janeiro, RJ
    URL: www.irwanderley.eng.br

    ResponderExcluir
  2. Reverendo Frei Milton,
    Estou pesquisando sobre o município de Sirinhaém, sobretudo sobre os Engenhos, Capelas e Igrejas, e, sempre aproveito para visitar seu interessantíssimo blog.

    Saúde e paz.

    Daniel Flavio C Araujo
    http://sirinhaem.vilabol.uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho um Blog "Engenhos de Pernambuco", que lancei na tentativa de resgatar toda a história dos engenhos, seus proprietários e moradores; e tenho acompanhado com bastante interesse suas pesquisas sobre as capelas e engenhos de Ipojuca, que vem engrandecendo toda a história desse município tão importante para o nosso Estado.
    Atenciosamente, sua admiradora Lou Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber, já que sou filha da terra, Serinhaém, se haveria posssibilidade de me casar nesta paróquia nos próximos meses?

    ResponderExcluir