sexta-feira, 23 de março de 2012

PORTEIRO DE ALMAS II

FREI CLETO BERTRAM - Frei Cleto Bertram nasceu aos 7 de janeiro de 1887 em Drolshagem, na Alemanha, e faleceu aos 8 de julho de 1958 no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro.
Aos 7 anos perdeu a mãe, e, aos 12, o pai. Uma irmã sua tornou-se freira e um irmão era funcionário do Governo em sua terra natal. Tinha vontade de ser Franciscano no Brasil. Soube que os frades da Saxônia andavam recrutando jovens que desejassem ser missionários na Terra da Santa Cruz. Procurou-os e foi de pronto aceito. Fez, como era costume, o Noviciado na cidade holandesa de Harraveld, tomando o hábito a 16 de abril de 1907. Tinha 20 anos de idade. Sua vinda para o Brasil aconteceu em 1910. Declara à reportagem de "O Globo" que em chegando aqui se naturalizou e se considera tão brasileiro quanto o mais patriota. "O amor que tenho por esta terra não cabe na imensidão do seu território. Meu coração é grande e pulsa pelo Brasil".
Primeiro foi mandado para Petrópolis.
De 1911 a 1932 atuou em Curitiba.
Depois foi transferido para o Rio.
Até 1935, exerceu seu apostolado na igreja de Nossa Senhora da Paz.
No mesmo ano foi para o Convento de Santo Antônio no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, de onde nunca mais saiu.
"Sempre na função de Porteiro, asseverou. Gosto de atender o público, coverter almas, fazer caridades, sentir de perto as vocações. Muitos, inclusive, pedem que os confesse. Mas isso excede minhas atribuições", declara humildemente. É que Frei Cleto não era ordenado sacerdote, era Irmão Leigo. É bom saber que na Ordem Franciscana há Irmãos Leigos e Irmãos Presbíteros (Sacerdotes) Estão em pé de igualdade, como queria S. Francisco. Ele mesmo não quis ordenar-se Padre e, no seu tempo, grandes vultos da Ordem Franciscana, foram Irmãos Leigos, como acontece ainda hoje.
Continuaremos na próxima redação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário