quarta-feira, 16 de junho de 2010

E-MAIL OPORTUNO


FREI CASIMIRO BROCHTRUP DE OLHOS NA REALIDADE DA MATA SUL


SEI QUE ALGUNS LEITORES DO MEU BLOG, ATENTOS À HISTÓRIA DO CONVENTO DE IPOJUCA, GOSTARIAM DE TER ACESSO AO QUE PASSO A POSTAR:



PREZADO FR. HUGO: DESTA VEZ O E-MAIL É PARA PEDIR-LHE CÓPIA DA "CRÔNICA DE IPOJUCA" QUE SE ENCONTRA NA SECÇÃO "CRÔNICAS" NA REVISTA "SANTO ANTÔNIO", ANO1, Nº 2, PÁGINAS 60-63. CERTAMENTE É EM ALEMÃO, POIS NAQUELA ÉPOCA A REVISTA NÃO SAÍA AINDA EM PORTUGUÊS.

SEGUNDO FR. VENÂNCIO NO ARTIGO "RUÍNAS E VIDA NOVA EM IPOJUCA 1890 - 1901" (REVSTA "SANTO ANTÕNIO", ANO 10, N.º 1, RECIFE, 1952, PÁGINAS . 9-17), AQUELA CRÔNIVCA FOI ESCRITA POR FR. CASIMIRO BROCHTRUP EM 1923, DURANTE SEU BBREVE PAROQUIATO EM IPOJUCA. ESSE NÚMERO DA REVISTA NÃO CONSTA NO VOLUME QUE TEMOS COM AS REVISTAS DE 1923 A 1927. ENCADERNARAM AS REVISTAS, COMO JÁ LHE DISSE NOUTRO E-MAIL, FALTANDO OS NÚMEROS DE 1923 E 1924! O MESMO ACONTECE COM O VOLUME IDÊNTICO QUE EXISTE NO ARQUIVO PROVINCIAL. NOS CONVENTOS DE OLINDA, RECIFE, SIRINHAÉM TAMBÉM NÃO EXISTEM ESTAS REVISTAS MAIS ANTIGAS. FREI ROBERTO DESISTIU DE PROCURAR ALGUM NÚMERO AVULSO. VI QUE SÓ MESMO RECORRENDO AO SENHOR, POIS AÍ NA BAHIA O SENHOR ENCONTROU O Nº 2 JAHRGANG AUGUST 1924, COM O NECROLÓGIO DO REL. BR. PASCHALIS DE SOUZA LEÃO, QUE NÃO ME FOI POSSÍVEL ENCONTRAR AQUI PELO MOTIVO ACIMA ALEGADO. ONDE HÁ O NÚMERO DE 1924, CERTAMENTE SE ENCONTRA TAMBÉM O DE 1923.
INTRESSA-ME MUITO A MENCIONADA CRÔNICA DE IPOJUCA POR REFLETIR, NA PENA DE FREI CASIMIRO, UMA SITUAÇÃO DESESPERADORA POR QUE PASSAVA IPOJUCA, SEGUNDO O COMENTÁRIO DE FR. VENÂNCIO: "ENQUANTO EM TODO O BRASIL, A IGREJA CATÓLICA ATRAVESSAVA UMA CRISE TREMENDA, CRECIAM EM IPOJUCA AGRAVANTES PARTICULARES COMO P. EX. A VIDA DISSOLUTA DE MUITOS SENHORES DE ENGENHO, A DECADÊNCIA DA CIDADE DEVIDO À CRISE DA INDÚSTRIA AÇUCAREIRA, A QUAL, POR SUA VEZ, ERA CONSEQÜÊNCIA DA BRUSCA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA ETC. O RESULTADO QUIÇÁ OBTIDO PELOS NOSSOS PIONEIROS [RESTAURADORES] DEIXOU DE SER DURADOURO PORQUE A CRISE ECONÔMICA AUMENTOU COM A SUPRESSÃO DOS ENGENHOS PELOS LATIFUNDIÁRIOS E A CRESCENTE MISÉRIA MORAL E MATERIAL QUE INVADIU TODA A FREGUESIA. UM REFLEXO DESTA SITUAÇÃO APARECE NA CRÔNICA DESANIMADORA QUE FREI CASIMIRO BROCHTRUP ESCREVEU PARA STO. ANTÔNIO EM 1923, QUANDO DE SEU PAROQUIATO EM IPOJUCA".
E, EM NOTA DE RODAPÉ (N.31) CONSTA: “SECÇÃO DAS CRÔNICAS:”IPOJUCA”, EM STO. ANT, ANO 1 (1923) / 2, PÁGINAS 60-63”.


NÃO É CURIOSO O ENFOQUE DE FREI VENÂNCIO QUE NOS FAZ LEMBRAR OS ROMANCES DE JOSÉ LINS DO REGO? E OS REFLEXOS DISTO NA CRÔNICA DE FREI CASIMIRO!

COM UM ABRAÇO FRATERNO,
ZÉ MILTON

Nenhum comentário:

Postar um comentário