segunda-feira, 29 de outubro de 2012


EM BEZERROS
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Está próximo um feriado que devia falar bem alto ao povo brasileiro: o Feriado da
Consciência  Negra no dia 20 de novembro, que este ano cai numa terça-feira.É um feriado facultativo. em homenagem a Zumbi dos Palmares.
Os Palmares no nome de Zumbi, se refere ao local onde ele formou seu quilombo, uma
espécie de reino, ou de república, como alguns consideram, que era auto-sustentável, e local de fuga para muitos escravos negros escapados das fazendas, prisões e senzalas. O reino chegou a alcançar quase o tamanho de Portugal, ficava no interior da antiga Bahia, hoje, estado do Alagoas, e a ter mais de 30 mil habitantes”.
Pouca gente sabe que que, em dados oficiais, o Brasil é a segundo maior população de afro descendentes. ficando atrás apenas da Nigéria. No Brasil, cerca de 80 milhões de indivíduos se declaram de “raça negra”. É bom saber também que o Brasil foi a segunda maior nação escravista dos últimos séculos e que foi o último país a abolir a escravidão. Foi o maior importador de escravos da história moderna.
“Não precisamos dizer que tudo isso gerou um efeito negativo sobre a imagem dos negros, que até hoje, mesmo depois da abolição da escravatura e da criação de leis contra o racismo, sofrem preconceito racial.”
“O Brasil e o mundo ainda têm muito chão para andar até extinguir de vez o racismo de sua cultura, dita civilizada” .


BEZERROS  E AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Turismo e Cultura
Bezerros lembra o Dia da Consciência Negra
Data: 20/11/2009 02:00 - Atualizado em - 23/11/2009 11:10
 O dia da Consciência Negra, lembrado hoje em todo o país, mereceu destaque no município de Bezerros, Agreste do Estado. A praça central da cidade serviu de palco para as apresentações de mais de cinco grupos folclóricos que, em suas evoluções, representaram um pouco da cultura negra no país, o que chamou a atenção dos moradores da cidade que passavam pelo Centro. “Não sabia que hoje se comemorava esse dia, mas acho muito importante pela contribuição que eles (os negros) deram a nossa história”, comentou Maria de Lourdes, agricultora que mora em Serra Negra e parou para prestigiar os grupos.

“Esse evento fortalece a nossa cultura, é uma forma de reconhecermos a importância da classe em nossa história”, enfatizou a secretária de turismo de Bezerros, Valquíria Lizandra.
De J. Borges
"Chegada da prostituta no céu"

CUlTURA POPULAR




O diretor de Cultura do município, Roberval Lima, enfatizou a importância do evento. “Pela primeira vez Bezerros, que tem uma história ligada à cultura negra, faz jus ao seu passado”, lembrou.
A decisão para a realização do evento partiu da prefeita Bete Lima, que recentemente visitou a comunidade dos quilombolas no município, para anunciar ações do governo na comunidade, que conta com 109 famílias. 
O Dia da Consciência Negra é um dos capítulos da História do Brasil mais lembrados pelas comunidades quilombolas, que lutaram muito para criar sua própria sociedade nos tempos da escravidão. Nesta sexta-feira, 20.11.2009, enquanto a Consciência Negra era lembrada em diversos cantos do País, Bezerros deu a sua parcela de contribuição ao movimento com apresentações afroculturais no centro da cidade. Vários grupos folclóricos fizeram apresentações com participação da comunidade quilombola Guaribas de Baixo, enraizada no distrito de Boas Novas, do município. O Folc Popular representou a dança Afro Zumbi, enquanto o Papanguart, o Maracatu Imperial. Já os Guaribas de Baixo representaram em grande estilo a Dança da Mazurca. Dentro da programação, houve apresentações de afoxés, capoeiras e relatos sobre o papel do negro na conquista de uma sociedade mais humana. Durante as apresentações, a Secretária de Turismo do Município, Vaquíria Lizandra registrou seu pensamento: “Esse evento fortalece a nossa cultura, uma forma de reconhecermos a importância da classe em nossa história”. Por sua vez, o Diretor de Cultura do Município, Roberval Lima, lembrou: “Pela primeira vez Bezerros, que tem uma história ligada à cultura negra, faz jus ao seu passado”.


" Na segunda série de reportagens especiais sobre o mapa da fome no Brasil, os repórteres Xico Sá e Ubirajara Dettmar, da Agência Brasil, visitaram as Guaribas brasileiras, a do Piauí e a de Pernambuco. As duas cidades são xarás no batismo e na geografia da miséria, da necessidade e do esquecimento."
Aguarde próxima postagem.




"A maioria das mães perdeu filhos por conta da desnutrição. Toda casa já mandou seus 'anjinhos´ pro colo de Nosso Sernhor", diz uma senhora ao repórter., Veja foto acima, à esquerda.
O

FAZENDA DA SERRA DAS GUARIBAS
BEZERROS  - AGRESTE PERNAMBUCANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário