quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CONVENTO DE NOSSA SENHORA DAS NEVES DE OLINDA
CAPELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Sabia você que no Convento de Nossa Senhora das Neves de Olinda existia uma Capela da Santíssima Trindade?
Em toda a minha vida de franciscano (hoje conto com 78 anos) nunca ouvi falar que houvesse sinais de uma antiga Capela da Santíssima Trindade no Convento de Olinda.
Em sua obra O Azulejo na Arquitetura Religiosa de Pernambuco – Séculos XVII e XVIII, São Paulo, 2006, Metalivros, escreve a pesquisadora Sylvia Tigre de Hollanda Cavalcanti:
“São azulejos  dos dois séculos (XVII e XVIII) em que o convento verdadeiramente se edificou e, sendo assim, abordo primeiro os mais antigos.
Estes são os da antiga Sala do Capítulo e também os da Capela da Santíssima Trindade (grifo nosso), pequeno cômodo com acesso pela galeria sul do claustro” (pg. 67)”.
Hoje, não há sinal de azulejos na capela da Santíssima Trindade. “O padrão dos azulejos é do tipo `massaroca´, azul e amarelo com cercadura nos mesmos tons, mas noutro padrão, típico dessa utilização”, escreve a autora. Isto é plenamente válido para a Sala do Capítulo. Mas não resta nenhum sinal de azulejo na tal Capela da Santíssima Trindade. Mas se vê que restam aí os sinais da Capela: o grande nicho encimado por debrum em alvenaria, como se vê nas fotos deste Blog.
 

VISTA DA SACRISTIA  PARA A CAPELA DA SS. TRINDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário