quarta-feira, 22 de junho de 2011

LANÇAMENTO DE LIVROS













Frei José Milton de Azevedo Coelho, ofm, estará em breve lançando dois livros em Bezerros, sua terra natal: o romance Saburá - o doce-amago da saudade e Em busca das raízes - Genealogia de famílias bezerrenses. Os livros estão no prelo e serão editados pela Livro Rápido / Elógica, de Peixinhos - Olinda.


A Capa de Saburá é trabalho de Edvaldo S. Medeiros, de Ipojuca, tendo como base foto da tela "Moça com Flores de Mulungu"de José Cláudio, cedida pelo pintor para o romance de Frei José Milton.

A Capa de Genealogia é de Edvaldo S. Medeiros. Tem como suporte foto dos pagens Mateus e Ana Cecília (quando crianças), sobrinhos-netos do autor do livro, e, como pano de fundo, vista da Pedra da Índia, na Serra da Camaratuba, em Bezerros, onde um dos antepassados da família encontrou a índia com quem conviveu, união da qual provêm muitas famílias bezerrenses.












terça-feira, 5 de abril de 2011

IGREJAS E CAPELAS COM SEUS PADROEIROS AOS CUIDADOS DOS FRANCISCANOS DE IPOJUCA
O 1º Livro de Crônica do Convento de Ipojuca apresenta uma lista das igrejas e capelas aos cuidados dos frades: Matriz de São Miguel: (e Na. Sra. do Livramento), Santuário do Santo Cristo: (Convento Santo Antônio), Igreja de . Sra. do Ó: (ou da Expectação), Capela Sra. dos Oiteiros: (Na. Sra. da Conceição), Capela da Usina Salgado: (N. Sra. de Nazaré e S. João), Capela da Usina Ipojuca: (N. Sra. da Conceição), Capela de Camela (S. Antônio). Capela do Engenho Maranhão: (Na. Sra. da Penha), Engenho Pará: (Na. Sra. das Vitórias), Engenho Gaipió: (São José), Engenho Belém: (Na. Sra. da Conceição), Engenho Bonfim: (Nosso Senhor do Bonfim), Capela do Engenho Pindoba: (São Tomé), Engenho Fernandes: (Na. Sra., da Conceição), Engenho Sibirozinho: (Sagrada Família) Engenho Cachoeira: (Na. Sra. da Conceição), Capela do Engenho Água Fria: (Na. Sra. da Conceição), Engenho Arimbi: (Sant’Ana), Capela do Engenho Tapera: (Cosme e Damião), Capela do Engenho Penderama: (N. Sra. da Conceição), Capela do Engenho Ilha das Mercês: (Sra. das Mercês), Capela da Praia do Cupe: (São Sebastião), Capela da Praia de Maracahype: (S. Francisco de Assis), Capela do Cemitério de Na. Sra. do Ó, Capela do Engenho Jundiá: (Escada), Engenho Esmeralda (Escada).


AS CAPELAS – Sebastião Galvão enumera as seguintes capelas ou templos da Freguesia de Ipojuca: De Santo Antônio, do Convento Franciscano do mesmo nome (e não de São Francisco como o chama Sebastião Galvão; hoje, Santuário do Senhor Santo Cristo), de Nossa Senhora da Conceição de Camela ( engano; deveria ter dito “de Santo Antônio de Camela); do Senhor Bom Jesus, no Cemitério de Ipojuca; do Senhor do Bonfim, no Engenho Salgado [hoje: Nossa Senhora de Nazaré e São João Batista); de Nossa Senhora das Mercês, no Engenho Mercês; de Nossa Senhora da Penha, no Engenho Maranhão; de Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Genipapo; de São Tomé, no Engenho Pindoba; de Nossa Senhora da Conceição, nos Engenhos Caeté, Utinga de Baixo, Sibiró de Santa Cruz, do Cavalcante e Fernandes; dos Santos Cosme e Damião, no Engenho Tapera; de Santo Antônio, no Engenho Caetés; de Jesus, Maria, José, no Engenho Saco; de Nossa Senhora da Coceição, nos Engenhos Água Fria, Penderama e Cachoeira; da Piedade, no Engenho Bom Fim; de Nossa Senhora do Desterro, no Engenho Matas do Ipojuca; de Nossa Senhora do Rosário, no Engenho do Meio; de Nossa Senhora da Ajuda, no Engenho Utinga; de Sant´Ana nos Engenhos Arendepe e Arimbu; de Nossa Senhora da Guia, no Engenho Boassica; de Nossa Senhora da Estrela, no Engenho Ilha do Álvaro; de São José, “do pequeno povoado de Gaipió”; de Sant´Ana, de Serrambi; de Nossa Senhora de Maracaípe (hoje, de São Francisco, em ruínas); Nossa Senhora do Outeiro, no Porto de Galinhas.


NOVA LISTA DOS ENGENHOS E COMUNIDADES ORGANIZADA PELO ADMINISTRADOR PAROQUIAL FREI CARLOS ALBERTO BREIS, COM A TABELA DS MISSAS:

3º DOMINGO, ÀS 19 HORAS: ALTO DA BELA VISTA.

4º DOMINGO, ÀS 19 HORAS: ENGENHO GAIPIÓ (COMUNIDADE S. JOSÉ).

2ª TERÇA—FEIRA, ÀS 17 HORAS: ENGENHO S. PAULO (COMUNIDADE S. PAULO) .

2ª QUARTA-FEIRA, ÀS 19 HORAS: EMGENHO ARIMBI.

3ª QUARTA-FEIRA, ÀS 19 HORAS: ENGENHO TABATINGA (COMUNIDADE SANTA LUZIA).

4ª QUARTA-FEIRA, ÀS 19 HORS: ENGENHO CACHOEIRA (COMUNIDADE SANTOS COSME E DAMIÃO).

2ª QUINTA-FEIRA, ÀS 17 HORAS: COUNIDADE DA RUA CALIFÓRNIA.

2ª QUINTA-FEIRA,ÀS 19 HORAS: ENGENHO PINDORAMA (COMUNIDADE N. SENHORA DA CONCEIÇÃO).

3ª QUINTA-FEIRA, ÀS 19 HORAS:

NO MÊS PAR: ENGENHO SIBIRÓ DO MATO (COMUNIDADE N. SENHORA DE LOURDES).

NO MÊS ÍMPAR: SIBIROZINHO (COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIA)

4ª QUINTA-FEIRA, ÀS 19 HORAS: ENGENHO TAPERA.

SÁBADO, ÀS 19 HORAS: ENGENHO GRAUASSU.


OUTROS ENGENHOS E COMUNIDADES COM ASSISTÊNCIA MENSAL NÃO FIXA: CASTELO;

FORTALEZA,;

JUSSARAL;

MARANHÃO;

PIEDADE;

QUELUZ;

TAMANQUEIRO.







sexta-feira, 1 de abril de 2011

ENGENHO BERTIOGA DE IPOJUCA

DESCOBERTA DE RUÍNAS

NO ENGENHO BERTIOGA DE IPOJUC A


Caro Edvaldo, você está mais do que de parabéns. Até hoje, que eu saiba, não existe nada na Internet nem na literatura, mesmo na especializada em achados arqueológicos, sobre ruínas no Engenho Bertioga de Ipojuca. Procure nos meus Blogs e o que você encontra: "- Engenho Bertioga. Foi confiscado e vendido a seu proprietário, João Tenório, que ficou do lado dos holandeses.Estava em funcionamento, movido a água."

O que escreve Sebastião Galvão em seu célebre Dicionário (Volume I, A-O: Bertioga, pg. 63):

"Bertioga - Engenho do município de Ipojuca, a oéste e 9 1/2 kilms. de N. S. do Ó, séde do município (em linha reta), fica situado à marg. dir. do rio Ipojuca, entre os engenhos Crauassú, Mirador, Conceição Velha, e Bem-fica. Foi Fundado, segundo parece, pelo sargento-mór João Baptista Jorge, casado com D. Fernandina Rosa Lourenço Tenorio, antes da invasão holandeza." E só. Cita também o lugar Bertioga no município de Olinda, à beira-mar, onde moravam pescadores. Navegando na Internet, chegaremos a Bertioga em São Paulo: "Bertioga - Guia de viagem, dicas e onde ficar Férias Brasil Porta de entrada para o badalado Litoral Norte de São Paulo, Bertioga reúne atividade e programas para turistas de variados estilos, em especial... "

Prezado Edvaldo, veja só: Bertioga dos pobres pescadores em Olinda (será que ainda existe?) e Bertioga paulista, para a alta classe, no "Guia de Viagens e de Férias no Brasil"!

E o nosso Engenho Bertioga, não longe de Nossa Senhora do Ó, (que no tempo de Sebastião Galvão era sede do município), já existente em pleno funcionamento antes da chegada dos holandeses que, como novos donos da terra, o venderam ao seu dono, uma maneira polida de dizer (eufemismo) que de dono ele passou a servo da Companhia das Índias Ocidentais!

Os tempos mudaram e o nosso Bertioga, comido pela industrialização, deixou de ser engenho com vantagem: de fornecedor de cana a usineiros, é hoje - com seus quase 400 anos de existência, um verdadeiro paraíso. Pegunte ao pessoal da Capela de Santa Clara no Campo do Avião, aqui em Ipojuca. Foi lá que me deleitei com as melhores mangas que já vi. Puro mel! E de onde eram? Dos sítios de Bertioga! (Desculpem, me enganei. Já tinha escrito isto quando me informei melhor: as mangas eram de Muro Alto! De qualquer forma, eram aqui de nossa região e de gente que mora em Bertioga! Aí as terras não dão mangas, mas as jacas de lá são um sabor!) Mas mesmo sem as mangas, as laranjas e os cajus, há a beleza das árvores centenárias, o encantamento das paisagens e as ruínas seculares que você fotografou como ninguém. Para isso saiu daqui de madrugada, subiu em desceu morros e vales, atravessou rio, riachos e cachoeiras, passou de quatro pés em ponte de tronco de árvore (depois ficou sabendo que havia jangada), varou mata-virgem, nada passando despercebido à sua máquina fotográfica, nem um pássaro, nem uma cigarra, nem um garfanhoto ou libélula e não havia viva alma a quem perguntar as coisas que você já sabia de longe em conversa com o povo.

Até que... se deparou com as ruínas ... Bem, paremos aqui, porque você mesmo oportunamente nos vai contar e mostrar o tesouro encontrado, ou melhorm dizendo, encantado de Bertioga. E saber que tudo isso corre perigo de devastação, com as obras de SUAPE, como você e outros mostraram na Assembléia Paroquial de abertura da CF/2011.

Temos que levar os próprios moradores a valorizarem o que é deles e nosso também. Do seu ponto de vista (foi isso que mais calou em mim) só há, realmente, um caminho: é abrir o paraíso e criar o cartão de visita que vai trazer mais turistas que a Bertioga de São Paulo. Para isso não se precisa esperar pelo público. O povo tem o direito de exoplorar financeiramente (no bom sentido da expressão) as belezas que Deus deixou para serem administradas com senso de justiça e solidariedade. Fique a sugestão para o Agir da Campanha da Fraternidade / 2011: VALORIZAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE IPOJUCA, TÃO RICO E TÃO POUCO CONHECIDO, FAZENDO COM QUE O PRÓPRIO POVO POSSA DESFRUTAR AS SUAS VANTAGENS E ALCANÇAR MELHORIA DE VIDA PARA SUAS FAMÍLIAS.

Sugestão que ouvi de uma pessoa do Campo do Avião, com quem tratei do assunto: Que os moradores de lá tornem mais fácil o acesso a Bertioga pelo rio e cobrem um tacha de quem atravessa na jangada!

E continuem as pesquisas sobre as fabulosas ruínas, onde, segundo se diz por lá (e você mesmo ouviu e viu), há um tanque que desemboca no Convento...

OK?!


terça-feira, 29 de março de 2011

A PROPÓSITO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE IPOJUCA

HOJE É O ANIVERSÁRIO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE IPOJUCA. 165 ANOS. COMO ESTÁ SENDO BONITA A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS, JOVENS E ADOLESCENTES DA CIDADE E DA ZONA RURAL NESTAS COMEMORAÇÕES. MERECEM DESTAQUE AS PESQUISAS PROMOVIDAS PELAS ESCOLAS E COLÉGIOS SOBRE A HSISTÓRIA IPOJUCANA. NÓS FRADES FOMOS ABORDADOS ESTES ÚLTIMOS DIAS POR GRUPOS E MAIS GRUPOS DE ADOLESCENTES, COM PRANCHETA E CANETA ÀS MÃOS, COM CÂMARAS FOTOGRÁFICAS, DE SIDES E ATÉ DE FILMADORAS EM PUNHO PARA FALARMOS SOBRE OS MAIS VARIADOS TEMAS COM QUE ESSAS TURMAS NOS ASSEDIAVAM, NÃO NOS PERMITINDO DIGRESSÕES, FICANDO RIGOROSAMENTE PRESOS AOS ASSUNTO PROPOSTOS. JÁ ABORDAMOS NESTAS POSTAGENS O PAPEL DE IPOJUCA NA INSSURREIÇÃO PERNAMBUCANA, QUE AQUI TEVE SUAS PRIMICIAS. NÃOÉ FÁCIL CONSEGUIR TODOS OS NOMES DOS 18 HERÓIS QUE ASSINARAM O COMPROMISSO IMORTAL EM QUE A PALAVRA PÁTRIA, CONFORME CONSTA NA HISTÓRIA DE IPOJUCA, APARECE PELA PRIMEIRA VEZ NA AMÉRICA LATINA. ESTAMOS TENTANDO COMPLETAR ESSA LISTA. MAS UM NOME NÃO PODE FALTAR: O DE AMADOR DE ARAÚJO, SENHOR DO ENGENHO TABATINGA. NESTA POSTAGEM DE HOJE, TRANSCREVEREI UM DOS DOCCUMENTOS DO ARQUIVO NACIONAL DE HAYA (HOLANDA) EM QUE SE PODE VER O QUANTO ELE FEZ SOFRER AS TROPAS BATAVAS ALOJADAS EM NOSSA REGIÃO, ATÉ CONSEGUIR, COM OS DEMAIS PATRIOTAS, A EXPULSÃO DELES DA MATA SUL PERNAMBUCANA, RECUPERANDOM O CONVENTO DE IPOJUCA E DEVOLVENDO-O AOS FRANCISCANOS EM 1645. AQUI VAI A TRANSCRIÇÃO EM PORTUGUÊS DA CARTA DE UM DOS ANCESTRAIS DOS VANDERLEY DE IPOJUCA:
Carta de Gaspar van der Ley e Johan Hick de 08/07/1645 Dirigida aos Altos Conselheiros em Recife "Excelentíssimos, Digníssimos, Sábios e mui Prudentes Senhores. Depois de oferecer as devidas homenagens a Vossas Excias., comunicamo-lhes o seguinte. Diariamente podemos observar que todos os moradores desta região se vão rebelando contra o nosso Estado, sendo seu coronel Pedro Marinho. Eles mandam buscar os jovens em suas casas, e quem não passa para eles voluntariamente obrigam-nos a faze-lo à força, de modo que todos os jovens de mais de 14 anos de idade já se reuniram a eles. 0 inimigo tem seu quartel aqui atrás, no Engenho Novo, perto da casa do caldeireiro, onde os seus ficam à vontade, cozinham e fumam diante de nossos olhos, sem que possamos impedir-lhes isto, pois não dispomos de gente bastante. Por isto pedimos humildemente a Vossas Excias. queiram a tempo tomar providencias, porque eles tentam bloquear todos os caminhos e cortar o nosso abastecimento. Amador de Araújo apoderou-se novamente da freguesia de Ipojuca e tomou o lugar, ou passo chamado Penderama, onde lutamos com ele em outra oportunidade, de modo que não se pode mandar cartas ao tenente (Flemming) em Ipojuca, como Vossas Excias. podem ver na que vai inclusa, por nós mandada ao tenente, e que Amador de Araújo nos mandou de volta, ainda fechada, do que Vossas Excias. podem concluir que, se isto continuar assim, o tenente será obrigado a entregar-lhes o convento. 0 inimigo torna-se aqui todo dia mais forte e está nos cercando. Pedimos, pois, a Vossas. Excias. queiram, a tempo tomar providências e mandar-nos tropas para não ficarmos sitiados, e por tanta gente no campo quanto for possível e chamar o resto dos brasilianos. Ao nosso ver deve-se abandonar Porto Calvo, para deste modo reunir mais gente, porque este lugar poderemos em qualquer ocasião recuperá-lo. Sendo senhores do campo poderemos obter mantimentos para todas as tropas e, ao nosso ver, é melhor nós mesmos comermos o gado, do que deixá-lo para o inimigo. Na noite passada mandamos uma tropa com uma parte dos brasilianos para o Engenho Novo, para saber o que lá se estava fazendo, mas já se tinham retirado para a casa do caldeireiro, num morro; diante deles está um pântano, onde se estabeleceram em emboscada. Eles contam com mais de trezentos homens e tornam-se diariamente mais fortes, de modo que nós não temos gente para expulsá-los dali, o que nos pesa muito, porque gostaríamos de prestar bons servigos a Vossas Excias. mas sem tropas nada podemos fazer. Recebemos agora notícia que o inimigo se encontra no engenho do senhor Paulus Vermeulen e que o capitão Antonio de Crasto ai matou os porcos e levou açúcares da casa de purgar. Pedimos, pois, a Vossas Excias. mandar-nos logo resposta e enviar-nos mecha holandesa de boa qualidade, da qual estamos tão necessitados quanto de comida. Referimos isto a Vossas Excias. e esperamos ser atendidos com brevidade. Vossas Excias. queiram mandar também algumas armas para os civis, porque aqui há muitas pessoas sem elas. O dito Amador de Araújo enforcou em Ipojuca um homem que se recusou a tomar as armas, numa forca que ai levantou. Santo Antonio do Cabo em 8 de julho de 1645." Esta documentação pode ser encontrada pela pesquisa GOOGLE, na internet, acessando-se :

PESQUISA GOOGLE: GASPAR VAN DER LEY



PLACA EXISTENTE NA FACHADA DO CONVENTO:



"COMPROMISSO IMORTAL 23 DE MAIO DE 1645 “NÓS, ABAIXO ASSINADOS, NOS CONJURAMOS E PROMETEMOS EM SERVIÇO DA LIBERDADE NÃO FALTAR A TODO O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO, COM TODA AJUDA DE FAZENDAS E DE PESSOAS, CONTRA QUALQUER INIMIGO, EM RESTAURAÇÃO DE NOSSA PÁTRIA; PARA O QUE NOS OBRIGAMOS A MANTER TODO O SEGREDO QUE NISTO CONVÉM. SOB PENA DE QUEM CONTRÁRIO FIZER SERÁ TIDO COMO REBELDE E TRAIDOR E FICARÁ SUJEITO AO QUE AS LEIS EM TAL CASO PERMITAM”. 18 LÍDERES PATRIOTAS."

segunda-feira, 14 de março de 2011

SANTA LUZIA DE TABATINGA












A PEDRA DO MILAGRE


A Capela nova














Imagem de Santa Luzia venerada na Capela Nova.











Contam os mais antigos de Ipojuca que em Tabatinga se venera o milagre de Santa Luzia na " Pedra do Milagre".



À entrada da mata que leva à antiga capela




Coisa semelhante acontece em Santo Antônio do Monte, no Cabo de Santo Agostinho: a capela é no alto, mas o milagre é em baixo: a água pinga de gota em gota, é acumulada num pequeno tanque. Era costume ser procurada esta água pelas mães, trinta dias após o parto, para tomarem aí o primeiro banho frio,uma vez que em casa só podiam tomar banho com água morna quinze dias após darem à luz. Lembramos o que já postamos neste blog sobre Santo Antônio do Monte, em cujo engenho trabalhava Frei Cosme de São Damião (mártir da guerra holandesa) antes de entrar na Ordem Franciscana em Ipojuca.

Ruínas da antiga capela





ão sabemos se havia o mesmo costume na Pedra do Milagre de Tabatinga. Consta que havia também uma fonte milagrosa.



Tijolo da primeira Capela









Mais um motivo para se abrir ao público as ruínas da primitiva capela. O Governo Municipal de ipojuca está perdendo uma grande chance de favorecer o turismo religioso nas paragens de Tabatinga. Com pouco gasto, a Secretaria de Cultura poderia fazer de Tabatinga um dos pontos turísticos do Município. Voltaremos ao assunto.







Apresentemos mais algumas imagens de Tabatinga, da Câmara de Edvaldo S. Medeiros.



Grande pedra talhada da primeira igreja.







Dentro da mata.






































































RELÍQUIA DO PASSADO FRANCISCANO


Guardo com muito carinho um pequeno folheto em que se lê:
REGRA PARA O ALUNO SERÁFICO
O ALUNO SERÁFICO É COMO SÃO FRANCISCO DE ASSIS:
1. nobre no pensar e cortês no agir, cônscio de sua vocação;
2. piedoso e sincero perante Deus que é seu Senhor e Pai;
3. respeitoso para com o sacerdote e religioso, pois é ministro de Deus;
4. puro de alma e corpo, pois presta serviço de anjo no altar;
5. satisfeito com pouco, pois aspira à riqueza de alma e espírito;
6. obediente aos superiores, dócil e prontamente;
7. consciencioso no estudo, pois é seu dever de estado;
8. aos colegas amigo prestimoso, espontaneamente;
9. alegre e jovial no recreio, jamais perturba um jogo;
10. patriota, ama com fé e orgulho a terra em que nasceu;
11. Atenciso e reservado para com estranhos;
12. Amigo da natureza, nada destrói nem maltrata por capricho.
COMENTÁRIO – Que primor ! Que síntese de tudo de bom que nos ensinavam no Colégio Seráfico de Ipuarana! Não falta nem o aspecto ecológico, tão franciscano e tão universal, e tão presente nos dias de hoje!
Relíquia para ser guardada não num escrínio, mas no coração.
Tenho-a desde minha entrada no Colégio Seráfico de Ipuarana a 28 de janeiro de 1946, aos 11 anos de idade.
Gostaria que os ex-alunos franciscanos comentassem esta postagem.


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

IPOJUCA ENGENHO TABATINGA



MARTÍRIO DO CAPELÃO
A vida nos engenhos daquela região canavieira da Mata Sul de Pernambuco, apesar dos sofrimentos trazidos sobretudo pela escravidão, tinha o seu lado alegre que fazia esquecer um pouco as agruras da opressão dos pequenos pelos que detinham o poder. A moagem era um tempo em que os senhores de engenho e os trabalhadores braçais usufruíam os benefícios da cana-de-açúcar. Todo mundo esperava com ansiedade a festa da botada. Os pobres viviam de barriga cheia, não faltava o caldo-de-cana, o mel-de-engenho, o alfinim, a rapadura. Muitos escravos, é bom lembrar, compravam a alforria com a venda dos produtos dos seus trabalhos, vantagens que perderam com a Lei Áurea, a 13 de maio de 1888. O abolicionista Joaquim Nabuco já temia que isso viesse a acontecer, se a Abolição não se fizesse acompanhar de uma legislação complementar que nunca veio.
Falávamos da alegria do tempo da moagem.
Pois bem:
[...] O invasor, porém, acabara com tudo aquilo.
[...] C0m a invasão holandesa, cessara a moagem em toda aquela rica zona açucareira de Sirinhaém, Rio Formoso, Cabo, Ipojuca. [...] Os engenhos ficaram parados e tristes. Os escravos sem trabalho. As casas-grandes assustadas e sem defesa. Os bois à toa pelo cercado ou destruindo as plantações. Os carros abandonados nos pátios. E os holandeses cometendo violências.
O Capelão do engenho, homem de bondade e de fé, poderia ter fugido à aproximação do estrangeiro, mas não quis fazê-lo.
Preferiu ficar com os seus fiéis [...]
Embora fossem os batavos de credo diferente [calvinistas radicais], o sacerdote, no dia seguinte, um domingo, logo de manhã, preparou-se para dizer a sua missa, ele próprio subindo a colina verde para tanger o sinosinho da Capela, chamando os trabalhadores.
No silênci0 da madrugada, o sino cantou alegremente, espalhando sons pelos campos desertos, engenhos parados, estradas abandonadas...
Acordando de brusco, o comandante holandês pulou do leito, mandou tocar a reunir. Era homem dsconfiado e mau. Aqueles toques de sino lhe pareceram, não convite religioso, porém sinal ao inimigo.
Os oficiais concordaram e o exército ocupante formou em atitude de batalha, esperando ordens. O próprio comandante dirigiu-se à Capela para prender quem estivesse puxando a corda do campanário.
Lá encontrou apenas o Padre. Deu-lhe voz de prisão, disse-lhe ir mandar matá-lo como traidor.
O sacerdote, sereno, pediu somente deixassem-no celebrar a missa pela última vez.
E subiu ao altar.
Quando terminou, foi fusilado no pátio do engenho.
(Mário Sette, Terra Pernambucana, São Paulo, 9ª Edição, pags. 44-46).