quarta-feira, 24 de abril de 2013

PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL


CONSPECTO HISTÓRICO

Os Frade Menores da Província dos Descalços de Santo Antônio em Portugal, fundaram em 1585 a Custódia de Santoi Antônio do Brasil. Era Ministro Geral da Ordem Frei Francisco Gonzaga. O Papa Sisto V governava a Igreja.

Foi no dia do ano Bom de 1585 que de Lisboa partiram os fundadores da nova Custódia”: “1) Frei Melquior de Santa Catarina (Prelado ou Custódio), 2) Frei Francisco de São Boaventura, 3) Frei Francisco dos Santos, 4) Frei Afonso de Santa Maria, 5) frei Manuel da Cruz, 6) Frei Antônio dos Mártires (corista) - todos estes da Província portugesa de Santo Antônio - , 7) Frei Antônio da Ilha – de outra Província.

No dia 12 de abril de 1585 chegaram a Pernambuco os 7 fundadoores. Foram recebidos na “Vila de Marim” (como se chamava Olinda) com grande alegria sobretudo pelos parentes de Jorge de Albuquerque que tanto se tinha esforçado pela vinda dos religiosos. Assim foram tratados com especial cuidado por Felipe Cavalcanti e sua esposa Dona Catarinade Albuquerque, prima do Governador Jorge.

Foi na casa deste casal que os frades foram acomodados durante os primeiros dias, até se instalarem numas casas junto à Misericórdia, faltando, porém , o necessário pra uma vida regular. Conformados com tudo, estabeleceram seu oratório e recolhemento, celebravam a missa, recitavam o Divino Ofício; afinal, fizeram o possível para seguir a vida comum.

Vale conhecer o que a 27 de setembro de 1585, a viúva de Pero Leitão, Maria da Rosa, exarava no termo de doação da casa que mandara construir sob a invocação de Nossa Senhora das Neves, aos frades da Ordem de São Francisco.

Diz que por vezes tinha escrito ao Reino, aos Padres Provinciais da dita Ordem, mandando-lhes oferecer, e pedindo-lhes quisessem mandar religiosos para a povoarem e acabarem, o que até agora não teve efeito.

E diz que ora vendo nesta terra o Padre Frei Melquior de Santa Catarina e seus companheiros com provisão de S.M. e Patente do Padre Frei Francisco Gonzaga, Ministro Geral, ela dita Maria da Rosa, dava muitas graças a Nossa Senhora, por lhe mostrar coisa que tanto desejava. Pelo que ela, de seu próprio moto e livre vontade...dava e doava à dita Ordem, de hoje para sempre, a dita casa assim como está, igreja com todos os ornamentos, e com todos os mais, prata, chãos e terras, que estão junto com a dita igreja, assim cerca como os que estão fora dela, em que está a olaria, até o salgado, para se poderem manter na cerca, assim e da maneira que o ela tem e possui, com suas entradas e saídas...”

“O primeiro campo de trabalho dos franciscanos, escreve Frei Bonifácio Mueller, enconram-no no Hospital da Santa Casa de Misericórdia. Duas vezes por dia, pela manhã e à tarde, faziam sua visita coletiva.É o que sempre atraía a atenção dos enfermos e a simpatia do público”.

Foi o exemplo edificante dos frades, opina Frei Bonifácio, que despertou a primeira vocação brasileira: Frei Gaspar de Santo Antônio. Podemos imaginar a alegria de Frei Melquior de Santa Catarina quando impôs, neste oratório, o hábito de irmão leigo ao primeiro brasileiro. No Convento de Ipojuca há uma lápide em que se faz memória dele. Tomaram posse do Convento de Nossa Senhora das Neves no dia 4 de outubro de 1585. Fundaram no Convento um Seminário de índios. Aí as crianças e jovens indígenas se preparavam para ser os missionários dos índios dos sertões.

Os missionários se especilizavam na língua indígena e daí partiam para outros pontos do país.

Fundaram muitos conventos que ainda hoje são preciosas relíquias do passado e inúmeras Missões entre os índios. Fundaram obras sociais, escolas e davam atenção especial aos hospitais e leprosários. Pregavam também Missões populares.

A atividade principal dos frades desenvolveu-se na catequese dos índios das seguintes Missões:

Em Pernambuco:

- Duas em Olinda, Itamaracá, Itapissuma, Ponta de Pedras,

Siri, Tracunhaém, Una (ou Iguna).

Em Alagoas:

- Porto de Pedras.

Na Paraíba:

- Amagra, Guiragibe, Joane, Mangue, Praia, Santo Agostinho, Jacoca, Assunção, Piragibe e outros três centros missionários cujos nomes não são conhecidos e com os quais estavam anexas outras 16 a 18 aldeias.

Por volta de 1616, o Prerfeito Apostólico Antônio Teixeira Cabral confiou as missões ao Clero Secular.

Atesta Frei Vicente do Salvador, como ex-missionário, quew os franciscanos, entre 1585 e 1619, batizaram 52 mil índios.

Em 1624, vários missionários de Olinda acompanharam a Frei Criatóvão Severin de Lisboa ao Maranhão, ajudando na catequese durante alguns anos, e introduzindo os dez missionários recém-chegados.
(Continua).



Nenhum comentário:

Postar um comentário