quinta-feira, 19 de novembro de 2009

OITEIRO DE MARACAÍPE NA INTERNET

RPPN Nossa Senhora do Oiteiro de Maracaípe - ambientebrasil ...
Localizada no litoral sul do estado de Pernambuco, na cidade de Ipojuca, a reserva Nossa Senhora do Oiteiro de Maracaípe ocupa 76 hectares de uma fazenda de ...www.ambientebrasil.com
ABRINDO:

Reserva Particular do Patrimônio Natural Nossa Senhora do Oiteiro de Maracaípe

Região: NordesteEstado: Pernambuco Município: IpojucaBioma: Floresta AtlânticaÁrea: 76,20 haCriação: Portaria 58 (2000)Unidade de Uso Sustentável
Localizada no litoral sul do estado de Pernambuco, na cidade de Ipojuca, a reserva Nossa Senhora do Oiteiro de Maracaípe ocupa 76 hectares de uma fazenda de 130 hectares. A reserva protege remanescentes da Floresta Atlântica e seus ecossistemas associados de restinga e manguezal.
No Estado de Pernambuco só existem 4,6% de manchas desse bioma que sofreu o processo de devastação principalmente em função da cultura da cana-de-açúcar e do desenvolvimento desordenado do turismo. A área da reserva pertence aos frades franciscanos que a administram desde o século XVIII e foi reconhecida como RPPN no dia 26 de setembro de 2000 - portaria 58 pelo Diário Oficial da União. Trata-se da primeira Reserva Ecológica da Ordem Franciscana fundada por São Francisco de Assis.
A motivação da Ordem dos Franciscanos é tornar este lugar um centro de referência em educação ambiental dentro dos princípios de São Francisco de Assis e formar e educar os novos frades e a comunidade dentro desta mentalidade. Em pouco tempo de existência, já despertou atenção da comunidade científica para a pesquisa por parte da Universidade no aspecto florístico e de fauna, como também do curso de turismo. A área ainda não está aberta para a visitação porque necessita realizar algumas obras de infra-estrutura como também cercar toda propriedade e realizar o plano de manejo. Umas das características marcantes é sua beleza cênica devido a uma ampla visão de uma montanha de 50 metros para o litoral e a mata.

Um comentário:

  1. Sou Biólogo ( Ipojucano ) e fico grato pela iniciativa. A ciência só tem a ganhar com esta nobre ação dos franciscanos. Possuo um plano de manejo caso interesse.

    ResponderExcluir