sábado, 5 de setembro de 2009

IPOJUCA COMO PARÓQUIA FRANCISCANA

- PRIMÓRDIOS DO PAROQUIATO FRANCISCANO
- JUBILEUS ENESQUECÍVEIS

(Autor: Frei José Milton de Azevedo Coelho, O.F.M.)

JUBILEU DO PARAQUIATO FRANCISCANO
- A chegada dos franciscanos alemães – Em princípios de 1895, apareceu em Ipojuca o primeiro franciscano, com ordem de ocupar o convento. Era Frei Fernando Oberborbeck, que ccoperara na segunda Missão pregada por Frei Amando. Em fins de abril do mesmo ano, tomou posse do convento o primeiro superior, na pessoa de frei Adalbertpo Kirschbaum, a quem o Bispo de Pernambuco, logo em meados de maio, entregou também o paroquiato.
Salvara-se de completa ruína o venerando convento de Santo Antônio de ipojuca, e garantia-se a vida regular, interrompida havia muito tempo.
Para fazer idéia do que significava a restauração das vcida franciscana, ouçamos uma testemunha ocular, Frei Joaquim do Espírito santo, um dos últimos sobreviventes da antiga Província. De sua carta dirigida ao Padre comissário Frei Irineu, extraímos os tópicos mais expressivo:
Devemos muitíssimo a Vossa Paternidade e aos vossos irmãos de hábito. Nada direi dos benefícios que nos fizestes em tão larga escala e de que sempre nos recordaremos; nem falarei da Restauração da Província que outros puderam fazer; mas falarei do modo desta Restauração, da observância da regra, da vossa excessiva caridade e da de todos os confrades alemães, para com nós brasileiros, também vossos irmãos de hábito e sobretudo pelo coração; falarei dos exemplos de piedade e de todas as virtudes que nos servem de lição e incitamento. Bem me disse nosso confrade frei Antônio da Ascensão: ´Agora, vendo o que fazem os nossos irmãos germânicos, mais ainda me lembro das contas que tenho de prestar a Deus da minha administração´.
Falando assim, exprimiu meus próprios sentimentos. Tenho trabalhado muito pela Restauração da nossa Província, consagrando-lhe todos os meus esforços. Este pobre homem clamou ao Senhor e foi atendido. Mas, não havia esperado tantas bênçãos e tanta felicidade. Deus seja bendito que mandou tantos e tais operários para a sua vinha seráfica; já posso dizer com o salmista: “Agora despedis o vosso servo em Paz, porque os meus olhos viram a restauração da nossa Província por que tanto anelara”.[1]
O primeiro Vigário francisacano da Paroquia de São Miguel de Ipojuca foi Frei Adalberto Kirschbaum , OFM, em 1895.

“Diversas vezes durante o século XIX, encontramos os franciscanos como coadjutores da Paróquia de São Miguel de Ipojuca [conf. os Livros dos Batizados da Paróquia no século XIX]. O que em 1895 motivou a entrega da freguesia aos religiosos foi além da crescente escassez do clero secular o completo abandono em que se achava o rebanho paroquial, mal-estar este que só pela atividade dobrada e duradoura poderia ser minorado.
No termo da Visita Pastoral datado de 24 de fevereiro de 1898, Dom Manuel dos Santos Pereira recomenda a frei Adalberto que desenvolva cada vez mais seu zelo e vigilância para remidiar [sic, por remediar] o triste estado em que encontrou a referida freguesia que de nenhum modo era antes curada”.[2]
Frei Adalberto, o primeiro vigário franciscano, sendo muito jovem, foi recebido com “indiferença, senão com desconfiança”, diz Frei Venâncio, em artigo publicado na Revista Santo Antônio.[3] : (órgão publicitário da Província Franciscana de Santo Antônio). Despertou Frei Adalberto a antipatia dos mais velhos da Paróquia e que, certamente, se julgavam donos da verdade. O último Vigário fugiu da cidade ameaçado pelos próprios paroquianos. Certamente julgavam que ele não seria melhor do que um dos seus antecessores que deixou a Paróquia totalmente abandonada. Quando Frei Adalberto começou a corrigir os abusos que reinavam na Paróquia, começou a receber cartas anônimas com ameaças de morte. Em vez de desanimar, redobrou os esforços, sobretudo quando a Ipojuca foi vítima da varíola. Sem temer o contágio, visitava os doentes, orientava-os quanto aos cuidados com a saúde, não deixava ninguém morrer sem os sacramentos. Seu zelo apostólico foi aos poucos sendo reconhecido e as suas falhas humanas, fruto mais da inexperiência como vigário, foram sendo relevadas.
Sobre o trabalho verdadeiramente missionário de Frei Adalberto, temos o testemunho da Crônica da Província (Chronica Provinciae).[4]

JUBILEU DA ESCOLA PAROQUIAL

“O esforçado Vigário Frei Adalberto, convencido de que a cura d ´almas deve principiar pela instrução da juventude, fundou em 1895 uma Escola Paroquial, encarregando dela a Frei André Noirhomme, antigo professor, e Frei Nicodemos Grundhoff, ambos estudantes ainda de Filosofia. Embora no correr dos anos não fosse possível ocupar os religiosos no Ensino Primário, a direção sempre tem sido confiada ao vigário franciscano, continuando até hoje [1952] a funcionar uma secção para cada sexo” ( Veja Ruínas e vida nova em Ipojuca – no número acima citado da revista Santo Antônio, pp. 13-14.

A mesma Revista publicou valioso artigo de Frei Clementino de Bouché, lembrando duplo Cinqüentenário: o da entrega da Paróquia aos franciscanos e o da fundação da Escola Paroquial de Ipojuca, cinqüentenários que que ocorreram em 1945. [5]

Assim começa Frei Clementino a sua crônica, redigida em Ipuarana (Lagoa Seca / PB), para onde tinha sido transferido:

“Ainda ressoa em nossos ouvidos sons festivos do jubileu da restauração da nossa Província, jubileu que tristemente teve de submergir na tristeza da guerra atual, e já de novo puxa o cronista as cordas do sinos para anunciar festa não menos importante.
Ipojuca,cidade antiga de saudosas recordações e tradições; Ipojuca, cujo Santuário do Senhor Santo Cristo, comemorou, há poços anos, o 275° ano de sua existência; Ipojuca tristemente despojada de seus religiosos em 1943 em conseqüência de medidas impostas pela guerra; esta mesma Ipojuca pode e deve celebrar o ano de 1945, pois em 1895, tomaram os Franciscanos, vindos da Europa, conta de seu convento abandonado, feito tumulo dos mortos e encontro das lavadeiras, e de sua igreja, campo aberto para vegetação tropical, favorecida pelos estragos do teto. Quantos trabalhos e quantas dificuldades encontraram os intrépidos filhos de São Francisco, chefiados pelo incansável Frei Adalberto Kirschbaum, ao dedicarem-se à faina da restauração dos edifícios desertos e do muro caído. A desconfiança com que o povo tratava os recém-chegados e a falta de recursos e amigos dificultavam sobremaneira a renovação tanto material como espiritual de Ipojuca. Cincoenta anos de esforços gigantescos, dividindo-se em duas etapas: do início até o incêndio devoradpr de 1935 e desta data até aos dias que correm, em que templo e casa se encontram em condições melhores, deixando, porém, muito trabalho a ainda para os tempos vidouros e as gerações novas.
Faz Cincoenta anos que o então Bispo diocesano do Estado de Pernambuco, Dom Manoel dos Santos Pereira entregou aos franciscanos a Paróquia de S. Miguel de Ipojuca com estas palavras: agora tomai posse da pior Freguesia de Pernambuco!
E durante esse tempo todo, exceto os poucos anos em que a Freguesia ficara entregue ao Revmo. Vigário do Cabo em 1917, continuando os religiosos os trabalhos na cidade de Ipojuca, têm-se dedicado os filhos de São Francisco com verdadeiro zelo, à cura de almas muitas vezes dificílima e sempre laboriosa, coroada, infelizmente, de pouco êxito visível. As viagens a cavalo, a insalubridade em certos cantos da Paróquia, o indiferentismo de muitos habitantes e outras tantas dificuldades dão uma idéia das lutas constantes e das fadigas experimentadas pelos que sacrificaram saúde e forças no ministério paroquial.
Em 1894, Dom Frei Amando Bahlmann pregou uma santa missão em que foram sanados nada menos de 354 casamentos de amasiados. Foi o primeiro Vigário Frei Adalberto que teve sucessivamente por colaboradores: Frei André Noirhome, Frei Crisóstemo Adams, Frei Clemente Sagan, Frei Carlos Schindler, Frei Odilon Gelhaus, Frei Roberto Toelle, Frei Boaventura Poll e Frei Bernardino Tulewski. É de notar que alguns destes padres permaneceralsomente por meses. Na própria regência da Paróquia seguiram ao primeiro Pároco: em 1902, Frei José Pohlmann; em 1904, Frei Eusébio Kullmann; ; em 1907, Frei Lucas Vonnegut; em 1912, Frei Atanásio Krajczyk; em 1920. Frei Serafim Funke; em 1923, Frei Estanislau Cleven; em 1924, Frei Casimiro Brochtrup; em 1925, Frei Capistrano Nieggemeyer; em 1926, Frei Vicente Denge; em 1927, Frei Pedro Westermann; em 1928, Frei Menandro Rutten; em 1930, Frei Francisco Ewers; em 1933, novamente Frei Capistrano; em 1935, Frei Venâncio Willeke; em 1940 (interinamente) Fre9i Engelberto Haase; em 1941, Frei Clementino de Bouché; 3m 1942, Frei Feliciano Trigueiro; em 1944, Frei Leônidas Rampinelli; e em 1945, Frei Eusébio Walter. Clássico exemplo de Paróquia que raras vezes pôde ver seu pároco durante anos à sua frente” .
“[...] O jubileu da Paróquia estende-se também às Escolas paroquiais que foram fundada em 1895. É frei André Noirhomme [na realidade, pelo Vigário Frei Adalberto, com a colaboração dos estudantes Frei André e Frei Crisóstemo] jeitoso educador e intrépido pioneiro nas fileiras franciscanas, o fundador destas escolas [6] as quais, conservando-se em linhas modestas e verdadeiramente franciscanas, contavam e contam entre os seus professores e professoras ótimos pedagogos e não faltam provas de terem os seus alunos aproveitado na instrução como também para a vida. Não faz muito tempo que o encarregado da vida escolar no Município de Ipojuca expressou sua admiração pelo adiantamento dos alunos desta escola, adiantamento que levou de vencida as escolas estaduais. Os sacrifícios financeiros pela manutenção das escolas são às vezes consideráveis, mais ainda porque o corpo discente geralmente se compõe de pobres, fato este que, infelizmente, gerou a opinião de que a escola paroquial fosse só para os filhos dos pobres ou até da ´plebe´. O bem espalhado pela fundação de frei André Noirhomme é inegável e o cinquentenário queira contribuir para o encorajamento dos religiosos, das professoras e dos fiéis a fim de continuarem intrépidos uma obra tão importante e que assim as escolas paroquiais de Ipojuca floresçam e prosperem cada vez mais!”
A Escola Paroquial funcionou, por vários anos, na grande casa que havia ao lado direito da Matriz. Depois que foi construído o prédio em que atualmente se acha instalada, o antigo edifício foi transformado em Museu, conservando o palco para representações teatrais e outros eventos.
Durante o paroquiato de Frei Hermano Wiggenhorn (a 1ª vez de 117-03-1985 a janeiro de 1991; 2ª vez, de 22-02-1991 a dezembro de 1991), o museu foi fechado e o prédio demolido para dar lugar a um Salão Paroquial. Mas tendo sido Frei Hermano transferido para Óbidos (PA), o novo Vigário Frei Jerônimo Gomes de Sousa (dez de 1991 amarço de 1993) nada fez para levar adiante o projeto do salão Paroquial.
O Vigário Frei Carlos Alberto Breis (de agosto de 2007 a dezembro de 2008) planejava construir no mesmo terreno um conjunto paroquial, mas não levou o projeto a efeito por ter sido mais urgente reformar a Casa dos Romeiros e as anexas, pertencentes ao Convento, mas a serviço da Paróquia.
É pena que o Centenario da Entrega da Paróquia aos Franciscanos e o da fundação da Escola Paroquial , ocorridos em 1995, tenham passado em branca nuvem. Ninguém se lembrou de festejar os eventos!

[1] Conf. WILLEKE, Frei Venâncio -, OFM, Convento de Stº Cristo de Ipojuca, Separata da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Vol. 13 – Rio de Janeiro, 1956, p. 62-64.


[2] Apud Willeke, op. cit. p. 13 e Livro do Tombo da Paróquia de S. Miguel de Ipojuca – ano de 1898, cap. 1° do dito termo.

[3] Santo Antônio, Ano 10, Recife, 1952, N.° 1) sob o título: Ruínas e vida nova em Ipojuca – 1890 – 1901, p. 13.
[4] Crônica da Provincia (Chronica Provinciae) à pg. 96 e em artigo de Frei Matia Teves aí citado, pg. 31.
[5] Santo Antônio, Ano 03, Recife, 1945, N.° 1, sob o título: Santificarás o ano qüinquagésimo (Lev 25,10), p. 02- 05.

[6] Consta, realmente, que Frei André Noirhomme foi mandado para Ipojuca a fim de fundar uma Escola Paroquial. ( Conf. Crônica do Convento de Santo Antônio de Ipojuca (Resumo) apud WILLREKE, Frei Venâncio, Ipojuca e seu Santuário, pg. 154.
Já Frei Venâncio dá como fundador o Vigário Frei Adalberto, como vimos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário